Cantor grego Demis Roussos morre aos 68 anos

Fonte: Wikinotícias
Demis Roussos no Baku em 2013.
Imagem: Urek Meniashvili.

27 de janeiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O cantor grego Demis Roussos morreu no domingo em Atenas. Aos 68 anos de idade, Roussos, nascido no Egito, morreu em um hospital particular. Nenhuma causa oficial de falecimento foi anunciado, mas o hospital disse que ele tinha estado lá por algum tempo. Roussos alcançou fama internacional na década de 1960 e 70. Seus sucessos incluem Forever and Ever, Quand je t'aime e Goodbye.

Roussos, cuja carreira musical começou com o trabalho no cabaré, teve sucesso tanto como artista solo e como parte de um grupo. Ele pertencia ao grupo de rock progressivo Aphrodite's Child. Depois de uma carreira de sucesso com Aphrodite's Child, Roussos seguiu carreira solo. Seu single Forever and Ever alcançou o número um em vários Single individuais em 1973 e superou os UK Singles chart em 1976.

Ele e sua família deixaram o Egito em 1961, quando ele era um adolescente, no rescaldo da Crise de Suez. Antes da mudança, ele havia estudado e executou a música em uma Igreja Grega. Ele tinha 17 anos quando entrou para grupo The Idols; enquanto com The Idols que ele conheceu Vangelis, que ele iria passar a formar com Aphrodite's Child.

Vangelis divulgou um comunicado sobre a morte de seu ex-colega de banda Roussos. Ele disse: "Demis meu amigo. Acabo de chegar em Londres e eu tenho dito que você decidir tomar a longa viagem, estou chocado porque eu não posso acreditar que isso aconteceu tão cedo. Natureza te deu essa voz mágica de vocês que fez milhões de pessoas ao redor do mundo muito feliz. [...] Quanto a mim, eu deixo essas memórias especiais que partilhamos juntos os primeiros dias e eu desejo que você seja feliz onde quer que esteja. [...] adeus meu amigo adeus. [Com] Amor, Vangelis.".

Outro tributo veio da cantora grega Nana Mouskouri. Em declarações à estação de rádio francesa RTL, ela disse: "Ele tinha uma voz excelente, ele viajou no mundo [...] ele amava o que fazia. Ele era um artista, um amigo. Espero que ele está em um mundo melhor.".

Em 1985, ele foi feito refém no sequestro do Vôo TWA 847. Ele foi mantido por cinco dias, um dos quais era o seu 39º aniversário.

Durante a sua vida mais tarde Roussos viveu em vários países, incluindo França, Estados Unidos e Inglaterra. Em 2013 foi agraciado com a Legião de Honra Francesa, durante uma cerimônia em Atenas, capital da Grécia.

Fontes