César Cielo ganha o ouro olímpico na prova dos 50 metros na natação

Fonte: Wikinotícias
Jogos Olímpicos de Verão de 2008

16 de agosto de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

César Cielo venceu a prova mais rápida da natação, os 50 m livres, e tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro no esporte. É também a primeira medalha de ouro entre os lusófonos. Com o tempo de 20'30", Cielo bateu o recorde olímpico que ele mesmo havia estabelecido no dia anterior, nas semi-finais da prova.

'Era a prova da minha vida. É o melhor momento que eu passo na minha vida. Foi sensacional. Acho que se tivesse que voltar no tempo e mudar alguma coisa, não mudaria nada para chegar aqui'

—César Cielo, logo após a vitória nos 50 m livre da natação

Amaury Leveaux e Alain Bernard, da França, completaram o pódio, com prata e bronze, respectivamente. O recordista mundial da prova, Eamon Sullivan, da Austrália, terminou em sexto. Dessa forma, Cielo termina estes Jogos Olímpicos com duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze.

Com a vitória de Cielo, a posição do Brasil em quadro de medalhas, que caia desde início da semana, subiu de 43º para 27º posição. Antes foi registrado as posições de 30º e 38º nos dias que seguiram com a conquista de quatro medalhas de bronze.

Fontes