Bonecos de Chávez e Uribe são novidade para o Natal

Fonte: Wikinotícias

24 de dezembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Empresários colombianos e venezuelanos estão explorando a imagem de seus respectivos presidentes. A novidade para a temporada natalina são: "Uribito" e "Chavecito", dois bonecos que representam respectivamente o Presidente da Colômbia Álvaro Uribe Vélez e o Presidenta da Venezuela Hugo Chávez.

A procura pelo boneco "Chavecito" é muito grande na Venezuela. O boneco é capaz de falar: "Eu cheguei aqui para fazer tudo o humanamente possível para ser útil ao povo venezuelano em seu sonho, em sua esperança e em seu empenho de ser livre e igual". Com 60 cm de altura, o boneco de Chávez é popular inclusive entre seus opositores. Douglas Bustamante, dono de uma loja em Caracas, disse que em poucas semanas vendeu 1500 bonecos do Chávez, o que representa cerca de 20 bonecos por dia. Apesar da popularidade do boneco que o representa, o Presidente venezuelano ainda não comentou nada sobre o tema.

Por sua vez, "Uribito" nasceu a partir de um boneco do Presidente dos EUA George W. Bush. Harold Alberto García e seu meio-irmão, Antonio Díaz Celis, investiram cerca de US$30 mil desde o ano passado quando Díaz levou à Colômbia o boneco de Bush. Gravaram partes de um discurso e com uma foto descarregada da internet, Díaz foi à China para encontrar uma tecnologia que permitisse integrar a voz com o movimento da mandíbula do boneco, que funcionaria com três pilhas AA. Uma das frases que Uribito pronuncia é: "Há que procurar manter o diálogo com os colombianos sem temeridade...". O boneco custa 50 mil pesos colombianos e pode ser encontrado na loja que Celis tem em Nova Jersey.

García e Díaz tentaram sem sucesso mostrar o protótipo do boneco ao Presidente Uribe. Os dois empresários estão negociando com os armazéns Éxito e Carrefour na Colômbia. Segundo Jorge Perdomo, do Carrefour, falta acertar o preço, que não pode ultrapassar os 29 mil pesos colombianos.

Fontes