Batman Begins é lançado em DVD

Fonte: Wikinotícias

26 de outubro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os fãs do Batman dos quadrinhos (banda desenhada) têm o que comemorar com a estréia de Batman Begins no cinema e agora, mais recentemente, em DVD.

O filme, dirigido por Christopher Nolan (Amnésia), parece ter finalmente ressuscitado o Homem Morcego das cinzas. Quando todos haviam imaginado o fim do Cavaleiro das Trevas no cinema, após várias tentativas frustradas, ele retorna às telas em sua versão mais fiel, sombria e convincente.

Nolan, com o apoio do roteirista David Goyer, voltou às histórias clássicas do personagem, como Batman: Ano Um, publicada no final da década de 1980, para explicar as origens do cavaleiro das trevas, ignorando as versões anteriores.

Quando Batman (1989) e Batman-O Retorno (1992), de Tim Burton, foram lançados, muitos fãs torceram o nariz: aquele Batman interpretado por Michael Keaton não era exatamente o atormentado Bruce Wayne que conheciam dos quadrinhos. Mas a atmosfera sombria, muito bem desenvolvida por Burton, amenizou as críticas.

O inesperado, e inexplicável, aconteceu quando Joel Schumacher assumiu a direção do personagem da DC Comics. Schumacher conseguiu descaracterizar totalmente a personalidade séria e conflituosa de Bruce Wayne. Para muitos fãs, o que se viu em Batman Eternamente (1995) e Batman e Robin (1997) foi um festival de vilões psicodélicos, uma Gotham City multicolorida e uma série de romances dispensáveis.

Mas, para a maior parte dos críticos e fãs, Nolan conseguiu reverter o que parecia impossível. Resgatou a essência de Batman e trouxe às telas o Cavaleiro das Trevas mais humano que já foi visto, o herói atormentado pelo medo e pela raiva.

Batman Begins é o primeiro filme que narra a trajetória de Bruce Wayne como realmente aconteceu nos quadrinhos. O ponto de partida é o assassinato dos pais de Bruce. Através de flashbacks, o espectador é apresentado, pela primeira vez, a tudo o que tornou Batman o defensor de Gotham City.

O grande mérito do filme de Nolan é o realismo com que explica o surgimento do Homem Morcego.

Vários elementos na construção de Batman, desde seu comportamento, até à escolha da imagem do morcego como símbolo são explicados. Depois de uma hora justificando as escolhas de Bruce Wayne, o diretor apresenta com maestria um Batman no qual tudo faz sentido.

O espectador do filme percebe a necessidade de Bruce Wayne usar uma armadura. A isso pode-se acrescentar ainda a convincente atuação de Christian Bale.

Dentro do contexto do filme, Batman não é apenas um homem que veste uma fantasia, sem razão. Batman é o personagem principal e não a sua luta contra intermináveis vilões. A luta é de Bruce Wayne contra seus próprios medos.

Batman Begins é o recomeço de um dos mais humanos heróis de quadrinhos.


Ficha Técnica

Nome: Batman Begins

Nome original: Batman Begins/Batman 5

Cor filmagem: Colorida

Origem: EUA

Ano produção: 2005

Gênero: Ação

Duração: 141 min

Classificação: 10 anos

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Katie Holmes, Gary Oldman, Rutger Hauer



Fontes