Avião de ajuda da ONU cai e mata 17 na República Democrática do Congo

Fonte: Wikinotícias
Um Beechcraft 1900, semelhante à que foi envolvido no acidente.
Ficheiro: Adrian Pingstone.

República Democrática do Congo • 3 de setembro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um avião de ajuda das Organizações Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo (RDC) colidiu na última terça-feira (2), matando todos os 17 (dezessete) passageiros a bordo. De acordo com um porta-voz para a organização "O avião foi encontrado 15 quilômetros (oito milhas) a noroeste de Aeroporto de Bukavu. Havia 15 passageiros e dois tripulantes a bordo".

Air Serv International, o operador da aeronave, disse que não acreditar que haja qualquer sobreviventes. Disseram também na afirmação de que "o pessoal da Air Serv International exprimiu as suas condolências e profunda simpatia às famílias dos passageiros e tripulantes".

The UN has identified the victims as a Canadian member of the UN Development Programme (UNDP), an Indian who worked for the Office for the Coordination of Humanitarian Aid, two members of Medecins Sans Frontiers , one from France and one from the Republic of Congo.

A ONU já identificou as vítimas como um canadense, membro do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), um indiano que trabalhava para o Gabinete de Coordenação da Ajuda Humanitária, dois membros da Medecins Sans Frontiers, uma da França e um da República do Congo.

Os outros treze foram os cidadãos da RDC. Dois eram empregados da Air Serv e foram a tripulação. Quatro foram com o PNUD e outros quatro eram funcionários públicos, enquanto os últimos três trabalharam para a Handicap International.

O porta-voz da ONU disse também que "o helicóptero aterrou longe [dos destroços] e de busca e salvamento equipe chefiada para o local em pé".

O avião estava em viagem a partir de Kinshasa para Goma, com parada em Mbandaka, Kisangani e Bukavu.

Desastres aéreos são comuns na República Democrática do Congo e como resultado, aviões congoleses aviões estão proibidas de voar no espaço aéreo de países da União Européia.

Fontes