Australiano é solto da Yatala Labour Prison

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 30 de dezembro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Fundos de Yatala Labour Prison, Northfield, no sul da Australia.

O australiano David Hicks foi libertado no sábado da Yatala Labour Prison em Adelaide, no sul da Austrália.

Hicks, que até meados de maio de 2007 havia estado em Guantanamo em Cuba,Havia sido tranferido para uma prisão australiana. Ele foi julgado por um tribunal americano, Acusado de sustentar organizações terroristas, e recebeu a sentença de sete anos. Como parte do acordo, tudo, e mais nove meses de sentença foram suspensos nos Estados Unidos, e Hicks foi transferido para Yatala.

A controversa parte de sua sentença foi colocado sobre uma proibição Hicks para o impediu de falar com a mídia, por um período de um ano a partir do momento que ele defendeu culpado, que foi em março de 2007. Em sua libertação sábado, Hicks indicaram a sua intenção de se conformar com o fim da repressão.

Localização da Austrália

"É minha intenção de honrar este acordo como não quero fazer nada que possa resultar em meu retorno lá", disse Hicks, em uma declaração escrita lido pelo seu advogado, David McLeod. "Portanto, para já, vou limitar aquilo que tenho a dizer - vou dizer mais de uma hora mais tarde."

Um pequeno grupo de adeptos esperaram fora da Yatala e ficaram animados em como conduziu o seu carro de distância. Em sua declaração, Hicks tinha agradeceu seus apoiantes para "a enorme dívida de gratidão que devo a opinião pública australiana para obter a licensa para o retorno para casa". Ele acrescentou: "Não vou esquecer ou deixá-lo para baixo."

No seu julgamento, ele admitiu Hicks assistiram formação acampamentos no Afeganistão, realizado de vigilância, na embaixada americana em Cabul, e revelou que ele teve um encontro com Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda. Ele tinha participado em combates contra os E.U. e seus aliados no Afeganistão, em finais de 2001, e foi capturado quando tentava fugir da zona.

Em sua libertação da prisão sábado, Hicks foi conduzido para um local não divulgado, em Adelaide. Seu advogado disse que Hicks têm temores pela segurança de si próprio e à sua família. "David está preocupado com a segurança de sua família a partir de pessoas que ocupam posições ele foi suposta para compartilhar", disse David McLeod. "Há também uma série de extrema-direita nacionalista grupos na Austrália que falaram-se sobre David."

Terry Hicks, o pai de David, disse que seu filho estava contente por estar livre. "Ele está em um nível elevado, ele parece bem, mas suponho que na calma vezes tudo vai voltar."

"Cabe agora a ele", disse Terry Hicks. "Ele agora tem de passar à sua vida."

Fontes

Ligação a um site em inglês *Heath Gilmore. Hicks tastes freedom but fears for his life — The Sydney Morning Herald, 30 de dezembro de 2007   local time

Ligação a um site em inglês *Penelope Debelle. David Hicks: smile of freedom — The Age, 30 de dezembro de 2007   local time

Ligação a um site em inglês *Jane Holroyd. David Hicks freed from jail — The Sydney Morning Herald, 29 de dezembro de 2007