Austrália pressiona Japão contra baleação

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Austrália e a Nova Zelândia farão sua primeira expedição conjunta rumo à Antártica com o objetivo de fazer pesquisas a respeito das baleias. A finalidade desse plano é pressionar o Japão — conhecido pelas famosas caças às baleias — a investir em novas formas de tratamento a esses mamíferos, estima-se que 900 deles sejam mortos a cada ano pelos japoneses. O ministro das relações estrangeiras australiano Stephen Smith disse que as pesquisas visam descobrir melhores condutas em relação às baleias, evitando as matanças.

Resultado da baleação

Na próxima semana, haverá uma reunião em Portugal para serem tratados os assuntos pertinentes à baleação. ‘‘Os japoneses afirmam que seguem todos os critérios exigidos. Mas nós suspeitamos, que pelo passados deles, isso não passa de uma faixada,’’ disse o ministro. O Japão realiza caças anuais sob uma cláusula internacional elaborada em 1982 pela Comissão Baleeira Internacional, nela é declarada uma moratória à baleação.

A carne de baleia é bastante apreciada entre os japoneses, podendo ser encontrada em mercados pesqueiros, ou já nos restaurantes. O governo australiano afirmou que ‘‘continuará pressionando ‘diplomaticamente’ o Japão para cessar as caças predatórias.’’ O primeiro-ministro australiano Kevin Rudd tentou de uma maneira firme negociar com o Japão, porém este é o maior comprador de exportações australianas.

Fontes