Astrônomos dizem que asteroide pode colidir com Marte

Fonte: Wikinotícias

24 de dezembro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Esta representação artística mostra a rota do asteróide em 30 de janeiro de 2008, e o rastro laranja mostra o possível ponto de colisão.Marte pode ou não estar nessa rota.

Astrônomos disseram ter descoberto um asteróide que têm aproximadamente 160 pés de largura, que pode estar em rota de colisão para Marte e pode acertar o planeta algures no início de 2008.

Desde a descoberta do asteróide 2007 WD5 em 20 de novembro de 2007, cientistas da NASA em Near-Earth Office monitoraram o corpo celeste, e dizem que o asteróide poderia entrar dentro de 48.000 km da Terra em torno de 30 de janeiro de 2008.

"Neste momento, o asteróide 2007 WD5 é de cerca de meia distância entre a Terra e Marte e fechando a distância, a uma velocidade de cerca de 27.900 milhas por hora. Ao longo dos próximos cinco semanas, esperamos reunir mais informações a partir de observatórios para que possamos aperfeiçoar a Trajetória do Asteróide ", disse Don Yeomans, gestor do Near Earth Object Office no Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Pode igualmente atingidas perto da área onde o Opportunity Rover está atualmente explorando, mas cientistas dizem que o rover está fora da zona de impacto possível.

A probabilidade de o asteróide bater o planeta são 1, em de 75 chance de que ele irá fazer o seu impacto em torno dessa data.

"Estas probabilidades são extremamente raros. Nós trabalhamos com frequência quando se chocam realmente longa faixa ... ameaçador asteróides. Sabemos que ele está indo para voar por Marte e muito provavelmente vai perder, mas há uma possibilidade de um impacto", disse Steve Chesley, um astrônomo com o Near Earth Object Office.

Fontes