Acordos do Fórum de São Paulo dificultam ações de Lula em relação a Morales
Brasil • 12 de maio de 2006
Acordos de integração regional acertados com lideranças políticas da Bolívia e do Partido dos Trabalhadores durante o Fórum de São Paulo dificultam as ações do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para minimizar as perdas brasileiras após a decisão boliviana de nacionalizar toda a exploração dos hidrocarbonetos.
A nacionalização dos hidrocarbonetos decretada pelo Presidente Evo Morales, da Bolívia, implicou no rompimento unilateral e brusco de contractos firmados entre esse país e a estatal brasileira Petrobras. A decisão do governo boliviano traz grandes prejuízos para a empresa brasileira, que, entre as firmas estrangeiras, é a que mais investiu na Bolívia.
A decisão natural do Presidente da República do Brasil seria protestar formal e publicamente contra a decisão de Evo Morales visto que este desrespeitou acordos internacionais assinados entre o Brasil e a Bolívia, mesmo que sob a justificativa de atender a interesses legítimos nacionais.
Contudo Lula não só considerou justa como defendeu a atitude do governo boliviano. A atitude do presidente brasileiro é coerente com a sua política de integração regional delineada nas Atas do Fórum de São Paulo, frente esquerdista fundada por Lula e Fidel Castro e da qual fazem parte Evo Morales e Hugo Chávez.
Uma decisão que privilegie o Brasil irá em direção contrária àquilo acertado pelo Fórum de São Paulo. Lula sempre defendeu a defesa dos estados membros e a unidade da organização, mesmo que isso acarretasse prejuízos particulares, como por exemplo, em Havana, na abertura da reunião do Fórum de São Paulo em Cuba: "Se fosse ouvir conselhos e raciocinar somente em termos dos interesses eleitorais do PT, não viria agora à Cuba nem iria à Venezuela encontrar Chávez nem mesmo ao Peru, porque o Toledo também enfrenta problemas nas pesquisas".
Ver também
- Evo Morales nacionaliza exploração de petróleo e gás na Bolívia
- Lula estuda resposta às ações de Evo Morales
Fontes
- Plano de trabalho 2005
/2007 da SRI-PT [inativa] — Partido dos Trabalhadores, 12 de dezembro de 2005. Página visitada em 12 de maio de 2006 . Arquivada em 8 de setembro de 2006
Referências
- Partido dos Trabalhadores
- El "temible" Foro de Sao Paulo, Adolfo P. Salgueiro, El Universal (Venezuela).
- The São Paulo Forum, Castro's shocktroops, November 10, 1995, Executive Intelligence Review.
- Foro de Sao Paulo apoya a Chávez, Ernesto Villegas Poljak, El Universal (Venezuela).
- São Paulo-SP (2/Jul/2005) Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no ato político de celebração aos 15 anos do Foro de São Paulo. Presidência da República Federativa do Brasil (website oficial).
- Foro de São Paulo
- Workers' Party - PT
- DECLARACIÓN FINAL DEL X ENCUENTRO DEL FORO DE SAO PAULO
Esta página está arquivada e não é mais editável. |