Acidente em mina em Copiapó, Chile

Fonte: Wikinotícias
Comuna de Copiapó
Capiapó is located in Chile
Capiapó
Capiapó

Chile • 13 de outubro de 2010

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em 5 de agosto de 2010, 20h30 no local, 21h30 em Brasília, ocorreu um desabamento na mina San Jose, na cidade de Copiapó, na província de Copiapó, no norte do Chile. Em um primeiro momento, 34 seriam o número de pessoas presas no local.

6 de agosto

Bombeiros voluntários e equipes de resgate chilenas iniciam trabalhos de resgate há quase um dia estão soterrados sem informações sobre o estado de saúde do mineiros. Esses trabalhavam à aproximados 420m de profundidade. O escritório chileno de emergências informou que a rampa principal da instalação estava obstruída.

Até o momento não temos uma informação das condições em que eles estão. Presumimos que estão dadas as condições para que as pessoas possam ser resgatadas em breve

Ministro de Mineração, Laurence Golborne

Segundo a Folha, a impressa chilena disse que mineradores teriam 72 horas de ar respirável e alimento para 48 horas.

Segundo a ministra do trabalho, es:Camila Merino, as rampas de acesso estão totalmente destruídas e que passar pelo túnel de ventilação seria a solução, ela também disse que deveriam ter cautela nos resgates, afim de evitar novos desabamentos colocando os resgatantes em situação de risco.

9 de agosto

Ninguém conseguiu ainda contato com os mineradores, e o presidente do Sebastián Piñera informou que encontrou em contato com países que t~em experiência nesse tipo de resgate, tais como Peru, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.

porque se há alguma tecnologia, equipamento ou conhecimento que no possa ajudar, vamos utilizar

Presidente do Chile, Sebastián Piñera
10 de agosto
mina de San Jose, no dia 10 de agosto

Sonda que tentava estabelecer contato com os 33 mineiros avança 300 m, mas Laurence Golborne , ministro de minas chileno disse que houve um desvio o que atrasará o contato.

Essas sondas escavam tuneis para apenas levar mantimentos e medicamentos, além de ar respirável. Além dessa, duas outras fazem a escavação, uma escavou 141 m até o momento e outra ainda estava sendo montada sobre a mina.

11 de agosto

Uma semana depois do acidente e com a falha anunciada no dia anterior, autoridades não se mostram esperançosos quanto a encontrar os mineiros vivos.

A probabilidade de encontrá-los vivos é pequena (...) Existe uma suposição sobre onde eles poderiam estar. Eles estão 700 metros abaixo da terra e especialistas dizem não haver meios tecnológicos para verificar se estão vivos

Golbourne
15 de agosto

Duas escavadeiras de alta precisão, chegam ao trecho final da escavação, ainda sem saberem o estado de saúde dos mineiros.

22 de agosto

O presidente chileno anuncia que os 33 mineiros estão vivos. Ao retirar uma das sondas a equipe de resgate encontrou um papel manuscrito:


Algo como, "estamos bem, no refugio, os 33", a equipe de resgate também disse ter ouvido barulhos de martelo enquanto trocavam as sondas.

André Sougarret, engenheiro responsável disse que pode levar meses para o resgate ser realizado.

O que precisamos fazer agora é garantir a segurança deste cordão umbilical para ficarmos conectados com os mineiros, para mantê-los vivos (...) Nossa estimativa inicial é de que demorará de três a quatro meses para cavar

Sougarret
9 de outubro

A perfuratriz alcança o abrigo que os mineiros estão localizados.

13 de outubro

Florencio Ávalos é o primeiro mineiro a ser resgatado. Depois de uma hora Mario Sepúlveda é o segundo a ser resgatado.

A sequência que fora estabelecida é:

  1. Florencio Ávalos
  2. Mario Sepúlveda
  3. Juan Illanes
  4. Carlos Mamani
  5. Jimmy Sánchez
  6. Osman Araya
  7. José Ojeda
  8. Claudio Yáñez
  9. Mario Gómez
  10. Alex Vega
  11. Jorge Galleguillos
  12. Edison Peña
  13. Carlos Barrios
  14. Víctor Zamora
  15. Víctor Segovia
  16. Daniel Herrera
  17. Omar Reygadas
  18. Esteban Rojas
  19. Pablo Rojas
  20. Dario Segovia
  21. Yonni Barrios
  22. Samuel Ávalos
  23. Carlos Bugueño
  24. José Henríquez
  25. Renán Ávalos
  26. Claudio Acuña
  27. Franklin Lobos
  28. Richard Villarroel
  29. Juan Aguilar
  30. Raúl Bustos
  31. Pedro Cortez
  32. Ariel Ticona
  33. Luis Urzúa

Fontes