Acidente de trem no Japão mata mais de 40 pessoas

Fonte: Wikinotícias
Hyogo, Japão

25 de abril de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um comboio expresso de sete vagões com 580 passageiros a bordo se descarrilhou e se despedaçou contra um edifício de apartamentos de nove andares às 09h20 da hora local (00:20 UTC), no Japão, na cidade de Amagasaki, a 410 km ao oeste da capital Tóquio e perto da cidade de Osaka, em Hyogo.

Até o momento há 50 vítimas fatais, muitas das quais são mulheres, e pelo menos 340 feridos. A zona do acidente se encheu de equipes de resgate, no lugar onde dois dos vagões ficaram achatados contra as paredes do imóvel.

Ao que parece, o acidente se deveu ao excesso de velocidade e as investigações se concentram no piloto do trem, de 23 anos de idade, que teria pulado a última parada da linha antes do acidente. Um dos sobrevivientes sentiu "que o trem acelerou ao chegar à curva, e teve um estranho balanço antes de que descarrilhasse". Segundo o que outro sobrevivente, Tsuneo Hara, declarou "os passageiros que iam de pé foram disparados, e os que iam sentados caíram no chão. Foi um caos completo".

Este é o pior acidente ferroviário desde 1963, quando três trens se despedaçaram e causaram a morte de 161 pessoas. O trilho pertence à linha Fukuchiyama da Companhia de Transportes Ferroviários do Oeste de Japão (Nishi Nihon Ryokaku Tetsudō), uma das sete divisões da Japan Railway. O presidente da empresa, Takeshi Kakiuchi, ofereceu desculpas publicamente e afirmou que "ainda não sabe a causa do acidente. Por ora a prioridade é resgatar os passageiros".

O Japão tem um dos sistemas de trens mais complexos e usados do mundo.

Fontes