Acidente com aeronave da GOL choca o Brasil

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre Vôo Gol 1907.
Aeronave da GOL se chocou com Embraer Legacy

Brasil • 29 de setembro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Às 16h48min, um Boeing 737-800 SFP (Short Field Performance) da companhia GOL Transportes Aéreos, prefixo PT-GTD, com 155 pessoas a bordo, desapareceu do radar do Controle de Tráfego Aéreo enquanto cumpria a etapa Manaus (MAO) - Brasília (BSB) do vôo 1907, cuja rota era Boa Vista (BVB) - Manaus (MAO) - Brasília (BSB) - Rio de janeiro (GIG).

Ficheiro dos destroços do Boeing 737-800 da GOL em meio à floresta amazônica.

As primeiras informações, apuradas na noite do dia 29, indicavam queda decorrente do choque da aeronave com um Embraer Legacy que fazia seu vôo de entrega a um cliente norte-americano. O Legacy avariado conseguiu fazer um pouso de emergência em um campo de provas da Força Aérea Brasileira localizado na Serra do Cachimbo, em São Félix do Xingu/PA. Até o momento não há, porém, confirmação da relação entre o incidente com o Legacy e o acidente da aeronave da GOL.

Aproximadamente às 09h00 do dia 30 de setembro, os destroços do 737-800 foram encontrados 200 km a sudoeste de Peixoto de Azevedo/MT, em uma região de selva densa e difícil acesso.

Nenhum sobrevivente

Foi confirmado que nenhum dos 155 passageiros e tripulantes sobreviveram ao acidente do Vôo GOL 1907. Inicialmente foi pensadoque haviam 155 pessoas a bordo. Contudo houve uma contagem dupla de um passageiro contabilzando para 154 no total.

Luto Nacional

O Presidente da República Luiz Inácio Lula Da Silva decretou luto oficial de três dias com a seguinte nota:

Citação: Porta Voz da Presidência da República escreveu: «

"Foi com enorme pesar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a notícia do acidente que tomou a vida dos passageiros e tripulantes que voavam de Manaus para Brasília na tarde de ontem.

Nessa hora de dor e perplexidade com a tragédia, o Presidente da República quer expressar sua profunda solidariedade a cada um dos familiares e amigos das vítimas. Saibam eles que o Brasil inteiro está também enlutado no dia de hoje.

Ao apresentar suas mais sentidas condolências, o presidente Lula comunica que decidiu decretar três dias oficias de luto nacional. Está seguro de assim poder expressar a comoção que a queda do vôo 1907 causou à nação brasileira.

São Paulo, 30 de setembro de 2006

Andre Singer

Secretário de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República"»

Desde a madrugada do dia 30 de setembro, a Gol disponibiliza em seu site oficial um comunicado acerca do acidente.

Às 19:00 a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou as primeiras fotos da tragédia.

Veja também

Fontes